Dicas

Em trilhas longas e/ou difíceis, tenha sempre uma lanterna à mão.
Para combater o calor: Cores claras refletem o calor e ajudam a mantê-lo confortável, embora geralmente não protejam a pele tão bem da prejudicial radiação ultravioleta quanto cores escuras. Portanto, usem sempre protetor solar.
Quando estiver em dúvida quanto ao caminho, escolha o que tiver mais marcado. Evite trilhas secundárias. Sempre deixe a flora e a fauna da região do mesmo que estavam antes de você chegar.
Não deixe nada pelo caminho. Se você conseguiu levar a mochila cheia, pode muito bem trazer seu lixo de volta (e se possível, dos outros também).
Todo o lixo deve ser levado em saco plástico até o local apropriado Recolha todo seu lixo. Se possível traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas. Não abandone latas, garrafas e plásticos.
Quando chegar, lembre-se: O forasteiro é você. Tente ficar amigo dos moradores do local e respeite seus costumes. Eles podem dar boas dicas sobre o que visitar, onde comer e o que também é muito importante: o que não se deve fazer. É aconselhável consultar as pessoas no caso de você pretender fotografá-las.
Canivete – Um canivete grande ou mesmo uma faca (guardada em sua bainha dentro da mochila) podem ajudar a abrir latas, descascar lenha úmida para um fogo de emergência e mais mil e uma outras pequenas tarefas.
Apito – Se for preciso chamar por socorro, um apito é bem mais eficiente que gritos, além de poupar a sua energia.
Botas ou Tênis – Amaciados e bem usados; nunca utilize um tênis novo que não esteja bem amaciado, isso pode fazer da sua caminhada o seu pior pesadelo.
Celular – Parece besteira, mas é muito útil nas horas difíceis, principalmente nos dias de hoje.
Critique menos e elogie mais. Antes de criticar, procure também reconhecer os esforços para o que já foi ou o que será feito.

Calma e paciência. Sempre. Principalmente com quem não merece ouvir injustiças, e que se esforçou para que todos ficassem bem!
Respeite mesmo a natureza!
Respeite a população local. Suas propriedades, seus costumes e principalmente sua curiosidade e privacidade!

Comments are closed.